A felicidade do encontro amoroso é proporcional à tristeza e ao abandono de nos percebermos no fim de um amor. Essa sensação é tão intensa que é semelhante à dor sentida com a morte de alguém querido. No caso da relação amorosa, perde-se uma parte de si mesmo, aleija-se. O término de um relacionamento de muita dedicação e intensidade traz a sensação de luto intenso, contaminando todo o entorno.
A maioria dos seres humanos já sofreu a dor de uma perda amorosa. Porém tal sofrimento repercute de maneira diferenciada na vida da cada um de nós.
Devemos considerar que as relações amorosas da vida adulta têm, como modelo, as experiências vivenciadas na infância, por isso ,o indivíduo revive não só os amores e os cuidados obtidos, mas também o sofrimento e o sentimento de desamparo.
Algumas dicas para você superar a dor da perda:
1-Fale sobre sua perda e sua dor.
2-Enfrente o sentimento de culpa. Quando se perde alguém é difícil sentir que se fez o bastante mesmo que isso não seja verdade. Mude estes pensamentos de culpa e identifique o que de fato aconteceu.
3-Trabalhe os sentimentos de raiva e revolta. É importante percebê-los e expressá-los.
4- Idealização. Há uma fase em que se vê o outro como um ser perfeito. Com o tempo, começará a vê-lo como um ser real.
5-Não se isole. Mesmo que não se sinta à vontade para compartilhar seu sofrimento e prefira ficar sozinho, precisa buscar companhia.
6-Quando o sofrimento excessivo consome alguém por mais de um ano, geralmente o problema principal não é a perda em si, mas algum outro aspecto que precisa ser entendido, é a hora de buscar ajuda especializada em saúde mental.